Email

Email
.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES - PATU


PODER LEGISLATIVO
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE
Gabinete do Deputado WALTER ALVES


Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

Venho, por meio deste, nos termos regimentais, solicitar à Presidência da Mesa Diretora, que seja encaminhada uma “Moção de Congratulações” ao município de Patu, pelos seus 119 anos de emancipação política, que serão completados em 25 de setembro de 2009, data marcante e destaque para toda população patuense.

JUSTIFICATIVA


O povoamento teve início em 1718, com a concessão de uma sesmaria ao Padre Francisco Pinto de Araújo, na Serra do Patu. Mais tarde, em 1742, o Capitão Leandro Saraiva de Moura destacava-se como proprietário da dita Patu de Fora, e, posteriormente, do Sítio Boqueirão no ano de 1755. A primeira residência da localidade foi construída pelo Senhor Raimundo Basílio, na região onde se firmou a sede municipal.


O principal destaque no início da criação de Patu se atribui ao coronel Antônio de Lima Abreu Pereira, comandante do Regimento de Ordenanças da Ribeira do Apodi, na Serra do Patu. Logo após alguns anos, por volta de 1758, o coronel fez doação de terras para a construção da Capela de Nossa Senhora dos Impossíveis, erguida na majestosa serra que ficou conhecida como a Serra do Lima. No dia 25 de setembro de 1890, através da Lei n.º 53. Patu desmembrou-se de Martins, tornando-se município do Rio Grande do Norte.
O progressista município de Patu – por tudo o que hoje representa para o Rio Grande do Norte – merece, com toda certeza, as mais efusivas congratulações desta Assembléia Legislativa, que nesta data antecipa mais esta justa homenagem.


Fica assim justificada a presente propositura.


Sala das Sessões do Palácio “José Augusto”, em Natal, 22 de setembro de 2009.

Walter Alves

Deputado Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário