Email

Email
.

terça-feira, 31 de março de 2009

CARTÃO POSTAL DE PATU ESTÁ SENDO OFUSCADO POR UM LIXÃO!


Ao chegar em Patu, vindo de Messias Targino, nos deparamos com uma triste imagem. Um grande aglomerado de lixo que está poluindo a visão maravilhosa de nosso cartão postal que é a oponente serra de Patu. Sabendo-se que o autor daquela proeza é o Sr. João Pedra (irmão da prefeita Evilásia Gildênia), espera-se que a mesma tenha poder de remover dali, aquele lixão. Já que os prefeitos anteriores não o fizeram.

4 comentários:

  1. quero informa ao autor do blog, que o "lixão" como o senhor se refere, se trata de uma enpresa de reciclagem, toda semana ele é retirado e levado pra fortaleza onde é reciclado pela enpresa GERDAL. Esse procedimento é ecolicamente correto, pois o lixo é reciclado, ou seja reaproveitado. È o único lugar da cidade onde o lixo gera renda, também é bom que senhor saiba, que essa pequena enpresa de reciclagem complenta a renda de pelo menos 30 familia atualmente em Patu.

    ResponderExcluir
  2. Olá caro Olhar Crítico!

    No ano de 2005, havia em um local próximo ao que hoje estamos vendo, o Lixão onde a Prefeitura Municipal de Patu despejava todo o lixo produzido na cidade, e que por meios de mobilização social a Prefeitura Municipal retirou o Lixão desse determinado local. Hoje, estamos vendo esse amontoado de Ossos, Ferro Velho, que por sinal vem a "POLUIR" não só visualmente nosso cartão postal, como também o solo com metais pesados e o lençol freático que existe naquela comunidade e que abastece a nossa cidade.
    Pela foto nós vemos que a tal "EMPRESA de RECICLAGEM", funciona em local público, ou seja, onde antes passava a rodovia que liga Patu à Belém do Brejo do Cruz - PB, portanto funciona clandestinamente sem "ALVARÁ" de licença em pleno céu aberto.
    Como uma empresa de reciclagem que se diz está trabalhando de forma "ECOLOGICAMENTE CORRETA" atua a céu aberto?
    Espero está contribuindo para o enriquecimento desse blog e que esse comentário seja postado.
    Espero também que o IDEMA seja comunicado e que os "ADMINISTRADORES" do nosso município tome medidas para resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  3. O IDEMA deveria ser comunicado a 4 anos atrás, onde poluem a entrada de Patu com um lixão deixado pela administração Posidônio Queiroga, esse sim é um caso mais preocupante e nunca é retirado, e garanto ao senhor que a situação é mais crítica, pois além de ser a seu aberto, ainda polui as águas dos principais reservatórios de nossa cidade, gerando doenças que poderiam ser evitadas!

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz em saber que o filho da nossa querida prefeita esta mesmo se importando com o meio ambiente, espera-se que com tanto conhecimento sobre esse assunto possa vim ajudar na administração da nossa cidade. Mande ou persa a seu tio tão querido que tire a licença ambiental e licença de funcionamento dentro dos critérios legais, ou seja:

    LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

    Art 2º - A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:

    I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo;
    II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
    III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;
    IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;
    V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras;
    VI - incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais;
    VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
    VIII - recuperação de áreas degradadas; (Regulamento)
    IX - proteção de áreas ameaçadas de degradação;
    X - educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.

    ResponderExcluir