Email

Email
.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MATÉRIA EXTRAÍDA DO BLOG PATUNEWS

RETENÇÃO INDEVIDA

A Prefeitura Municipal de Patu, através do setor de Arrecadação de Tributos do Município, vem retendo indevidamente o ISS das empresas do nosso município que são optantes pelo SIMPLES NACIONAL. De acordo com a Lei Complementar Nº 116/2003 a RETENÇÃO do ISS só será devida se o serviço for prestado por empresa cuja a sede seja em outro município, e mesmo assim se a empresa prestadora do serviço for optante pelo SIMPLES NACIONAL deve-se observar a alíquota devida pela empresa, conforme a Lei Complementar 128/2008.
Solicito que os responsáveis pelo setor de Arrecadação do município consulte o artigo
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA E RETENÇÃO DO ISS de autoria do Consultor Reinaldo Luiz Lunelli ou consulte a assessoria jurídica e a assessoria contábil para que possamos estabelecer um entendimento a respeito da retenção do ISS, pois da maneira como está ocorrendo é um desestímulo para as empresas prestadoras de serviços do município, principalmente as micro e pequenas empresas optantes do SIMPLES NACIONAL, que deveriam receber incentivos dos municípios para desenvolveram suas atividades com a menor oneração possível na sua carga tributária.
Espero que o lapso seja corrigido e que as micro e pequenas empresas sejam valorizadas e recebam o apoio necessário da administração Evilásia Gildênia, pois até agora essas empresas não receberam nenhum incentivo por parte das administrações anteriores, apesar de ser um setor fundamental para o crescimento da economia e a geração de emprego e renda nos municípios.

www.patunews.blogspot.com

2 comentários:

  1. Publique tb isso...

    ASSESSORIA JURÍDICA DA PREFEITURA DE PATU POSTA COMENTÁRIO ESCLARECENDO RETENÇÃO DO ISS NA FONTE
    A Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Patu, através do advogado GASPAR PEREIRA, postou comentário neste blog esclarecendo matéria aqui publicada com o título: RETENÇÃO INDEVIDA. Veja o comentário na íntegra:
    *
    Gaspar Silva Pereira de Andrade disse...
    *
    Caro blogueiro, sei da preocupação do amigo em ser justo. É louvável a sua vigilancia com relação aos mais variados assuntos do nosso Município. No entanto, com relação ao caso do ISS, temos a informar que o corpo técnico da prefeitura, na atual gestão, está a disposição para atender quem quer que seja, e ainda, havendo atos ilegais, de certo que os esforços não serão poupados para a devida revisão. Contudo, a manifestação genérica disposta no festejado blog do amigo não ajuda em nada, pelo contrário, causa dúvidas, pois, não podemos identificar os sujeitos passivos da obrigação tributária para proceder a devida análise em processo administrativo tributário próprio. Assim, é necessário que, os empresários que se sintam prejudicados pela cobrança do ISS se manifestem formalmente mediante requerimento dirigido ao setor pertinente para o setor público analisar cada caso e emitir parecer. Havendo qualquer que seja a ilegalidade, temos certeza que a atual administração não tem o menor interesse de se apoderar deste valores e sanará os atos ilegais por ventura constatados.
    Dr Gaspar - Assessor Juridico
    Postado por PATUNEWS às Quinta-feira, Agosto 20, 2009 0 comentários
    SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS ESCLARECE RETENÇÃO DE ISS
    Rivelino Câmara
    O Secretário Municipal de Administração e Finanças do município de Patu Rivelino Câmara, postou comentário neste blog esclarecendo a retenção na fonte do ISS das empresas prestadoras de serviços que prestam serviços ao município. Rivelino esclareceu que só é retido o ISS das empresas que não comprovarem que são optantes do SIMPLES NACIONAL. Veja o comentário na íntegra:
    *
    Rivelino disse...
    Queremos aproveitar o espaço para informar que o Setor de Tributos do Municipio tem retido o ISS apenas de empresas que não comprovaram que são optantes do SIMPLES NACIONAL. É necessário que ao emitir a nota fiscal a referida empresa declare no corpo da nota tal opção.
    Estamos a disposição para qualquer esclarecimento.
    RIVELINO CÂMARA
    SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
    *
    NOTA DO BLOG
    *
    Considero o assunto esclarecido, no entanto, para evitar a retenção do ISS na fonte o prestador de serviços tem que colocar no corpo da nota fiscal a seguinte expressão:
    *
    EMPRESA OPTANTE DO SIMPLES NACIONAL
    LEI COMPLEMENTAR 128/2008
    *
    Considero fundamental a apresentação do comprovante de pagamento do último DAS (Documento de Arrecadação do Simples) pago e o extrato emitido pelo sistema do SIMPLES que comprova a destinação dos tributos pagos no DAS, pois se a empresa estiver inadimplente com seus tributos não terá direito a gozar dos benefícios do SIMPLES NACIONAL.
    *
    Crédito da Foto: Blog da Prefeitura de Patu

    ResponderExcluir
  2. Coloque esse tb...

    DEU NO BLOG DE EVÂNIO ARAÚJO
    Audiência frusta intenções de Xanxan

    O EDITOR

    Frustrado. Foi assim que ficou o vereador Alexandrino Suassuna, o Xanxan, depois do resultado da audiência na Justiça Eleitoral de Patu, hoje.

    Ele queria ser prefeito, com a Justiça Eleitoral cassando o mandato da prefeita Evilásia Gildênia por compra de votos na eleição suplementar de 1º de março.

    Na cidade, o terrorismo político havia se espalhado desde o início do mês.

    Anunciavam até a data da posse, mas não saiu como planejado. O que teria dado errado? Não se sabe, pois o processo corre em segredo de Justiça.

    O grupo de Xanxan não deveria desanimar.

    Nos próximos dias, terá outro julgamento lá pelo Tribunal de Justiça do Estado referente a eleição da mesa diretora da Câmara no dia 1º de janeiro.

    Quem sabe neste Xanxan sai vitorioso e pelo menos continue na presidência da Câmara.

    Nota do Blog: No processo eleitoral, a Justiça abriu vistas aos advogados das partes e em seguida será a vez do Ministério Público. Por fim, a sentença, que deve sair em 30 dias.
    Fonte: Blog do Evânio Araújo

    ResponderExcluir