Imagem Ilustrativa
Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.
Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.
Existem inúmeras instituições sem fins lucrativos que criam centros de esportes em áreas de baixa renda a fim de focar a atenção dos jovens e adolescentes e ainda distanciá-los da marginalidade e das criminalidades existentes no mundo. O crime organizado existe como organização estruturada e presente em todos os lugares, como sentinelas buscando novas vidas, o esporte tem a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto.
NOTA DO OLHAR CRÍTICO:
Imagino que após o término da leitura desse texto você deve está se perguntando: Qual a novidade em tudo que está escrito? Tudo que lí é muito óbvio, não entendo qual a importância de se publicar uma matária dessas, onde, tudo que está aí, é do conhecimento de todos! - Pois é! Esse é o motivo pelo qual estou abordando esse assunto. Não entendo como é que diante de uma coisa tão óbvia, nosos gestores continuam insistindo em não investir quase nada na prática do esporte. Nossos jóvens continuam sem essa opção nas escolas. É lamentável que saia gestor e entre gestor e não mude nada. Até quando vamos presenciar nossa juventude tão ativa, ser desperdiçada, sem nenhum incentivo para prática de esporte? É fácil culpar as famílias, quando seus filhos se tornam alcoólatras ou drogados, difícil é enxergar que esse, está sendo o caminho mais fácil para essas crianças. Só o poder público pode mudar essa escrita. Não é possível que continuemos assim, sem opções de esporte nas escolas, sem competições internas para que haja uma motivação dos próprios estudantes. Tenho certeza que não custa tão caro assim, se levarmos em consideração o custo benefício. Esperamos que em 2010, isso se torne realidade em Patu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário