Email

Email
.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Matéria publicada no blog de ALUÍSIO DUTRA, em 09/11/2007.

"Yes Nós Temos Maravilha"

E aí Vamos Nos Acomodar?


Deus tem sido muito bom para o município de Patu. Nossas belezas naturais são imensuráveis, nossa história, rica em diversos aspectos, nossa cultura cheia de encantos e nossa religiosidade evidencia a fé de um povo. Recentemente Patu ganhou dois presentes maravilhosos. O primeiro foi por ocasião da realização do Rally S.O Sertão Voando 2007 que veio consolidar o nosso município como rota para a prática do esporte radical (Vôo Livre, Rapel, Enduro etc.). O segundo presente, foi o resultado da promoção da escolha das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, onde o Santuário do Lima, conseguiu a sexta colocação, ficando entre as sete maravilhas de nosso estado, apesar de muitas pessoas não saberem que o nosso município estava concorrendo, talvez por falta de uma divulgação mais efetiva. 
 Não quero aqui culpar o atual Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Fanny Carlos, que está fazendo das “tripas coração” para resolver os assuntos da sua pasta, sem possuir um orçamento digno como merece uma Secretaria de Turismo em um município como o nosso. É preciso que a atual gestão municipal reflita e veja que as oportunidades estão surgindo e nós não podemos desperdiçá-las. Não adianta tapar o sol com uma peneira e achar que tudo está ótimo, pois o que temos em estrutura logística de turismo não representa 5% do necessário. A nossa rampa de Vôo Livre é considerada uma das melhores do mundo, mas, infelizmente não possui nenhuma comodidade para os visitantes e turistas. Muitas pessoas da comunidade e até da própria administração municipal comentaram sobre a ausência do gestor público da cidade que não compareceu para prestigiar o Rally, dando a impressão que ele próprio não acredita em nossos potenciais, pelo menos é o que aparenta. Não estou aqui apenas para criticar, mas, chamar a atenção de todos os que fazem o município de Patu, empresários, representantes de entidades organizadas da sociedade civil, instituições financeiras, entidades comerciais, Igrejas, Poder Legislativo, Poder Judiciário, líderes comunitários e principalmente o Poder Executivo para que juntos possamos buscar alternativas de desenvolvimento para esta terra. Vamos provocar o Governo do Estado, vamos convidar o secretário Estadual de Turismo para vir discutir o assunto em Patu, vamos trazer um representante do Ministério do Turismo, Deputados e Senadores que foram votados neste município para dizer a eles que Patu tem potencial e precisa ser explorado de forma sustentável, que o nosso município merece uma atenção especial, precisamos de um apoio efetivo e certo e não apenas promessas mirabolantes que Patu será a cidade do Futuro. O futuro é agora. Comodismo não leva a lugar nenhum. Vamos descruzar os braços, deixar os rancores de lado e fazer uma Patu do presente.


Aluísio Dutra de Oliveira


NOTA DO OLHAR CRÍTICO:

As vezes eu paro para analizar e vejo, o quanto  ser oposição é inspirador.  Se olharmos esse relato acima,  escrito por Aluísio Dutra, quando o mesmo era opositor do Poder Executivo, vemos que ele estava certíssimo, o texto é maravilhoso, e melhor ainda, é atualíssimo!
Só não entendo como é que as aspirações mudam tanto. Pois com tanta veemência estornada nessa matéria, e agora, tendo acesso por vias diretas ao Governo Federal (PT), e ainda fazendo parte do executivo municipal, que também é ligado ao Governo Estadual, ele,  está com todo potencial de mobilizar Ministro, Secretário de Turismo do Estado, Deputada Federal Fátima Bezerra(PT) em prol do turismo sustentável do nosso município.   
Será que esses impulsos só são inerentes a quem está fora do poder?  
Quando se passa a fazer parte da administração a coisa muda de figura?
Espero que ainda nessa administração, possa existir outros momentos de euforia como esse que vimos na matéria acima.



6 comentários:

  1. Quem não se lembra das criticas e promessas do Lula antes de se eleger Presidente do Brasil? O Lula sempre criticou condenando moralmente e politicamente o Collor e o Sarney, e hoje? Hoje o Lula e seus "Judas", o Collor e o Sarney são tão "ligados" como se fossem três amiguinhos de infância e, as promessas de palanque do Lula, hein? o Lula sempre dizia em palanque que mudaria os rumos da "perversa" Politica Econômica brasileira e que não pagaria ao FMI, e ai? O Lula não mudou a politica econômica do Brasil como é mais duro em conservar o Real do que foi seu idealizador o FHC e, ainda conserva a maior taxa de juros reais do mundo e, em relação ao FMI? O "hoje" burguês Lula deixou de pagar parte da divida interna que tem juros altíssimos para pagar ao FMI que tem juros baixíssimos no intuito de agradar seus "hoje" amigos banqueiros, então, ninguém se admire da mudança comportamental de um PTista, eles são sempre muito oportunistas, mudam constantemente suas idéias, "adoram" justificar seus grandes erros fundando-se em erros de outros e tem sempre desculpas esfarrapadas dependendo da sua conveniência, em resumo, o PTista é um dissimulado, pois, ser considerado PTista hoje é sinônimo de galinha matreira, falsa e que só cisca para si mesmo, não é a pura verdade?

    ResponderExcluir
  2. A vereadora Lucélia.também. A bandeira para melhorar a educação de patu deveria está no topo do mastro. Mas vamos esperar que melhore, é uma questão de honra e que todos esperamos que a educação de Patu seja referência nacional. Aluísio e Lucélia têm a obrigação de conseguir isso. Pois são pessoa comprometidas que cobram muito e hoje estão na posição de juntos conseguir a melhor educação. Esperamos...

    ResponderExcluir
  3. Prezado redator(a) deste Blog.

    Como opositor que é da atual administração, você está fazendo o seu papel, cobrando e fiscalizando, propondo etc. Durante os oito anos do governo Possidônio, como já disse em matérias anteriores, eu fiz este mesmo papel. Sou consciente do meu atual posição política, fazendo parte da administração, tendo a mesma a responsabilidade de executar as políticas públicas bem como receber as cobranças da oposição. É bem verdade que o período de nossa administração não terminou ainda, noto sempre que o amigo(a) está ansioso(a).
    Com relação a sua postura de opositor(a) existe uma diferença em relação a minha. Vejamos, no período que fiz oposição ao governo Possidônio (2001-2008), além de cobrar e fiscalizar, procurei articular ações e políticas públicas para o município de Patu: Exemplo:
    • Programa de Habitação Rural com a construção de sete casas (já concluídas).
    • Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Mova Brasil, beneficiando 05 monitoras e 150 alunos, durante três etapas.
    • Inclusão do Município de Patu no Território Sertão do Apodi.
    • Projeto de construção de uma barragem na comunidade Saco, não concluída, por falta de apoio do governo municipal da época.
    • Luta constante para aquisição de cisternas de placas para as comunidades rurais, hoje já atingimos 90% de cobertura no município.
    • Viagens a todos os municípios da região oeste, participando de reuniões de interesse de Patu, muitas vezes com recursos próprios.
    • Aquisição do Programa Mel de Abelha para escolas e instituições, hoje ainda somos contemplados.
    • Reuniões de apoio a diversas associações rurais do município.
    • Aquisição de bibliotecas Arca das Letras para diversas comunidades rurais.
    • Luta pela implantação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, principal instrumento para garantias dos direitos dos servidores.
    • Lutei juntamente com Jaia, Vieira, Filho e Rezinaldo para criação da CDL, órgão que luta pela organização do comércio local.
    • Apoio a comunidade Quilombolas do Jatobá para o seu reconhecimento como comunidade remanescente de Quilombo, articulando junto às entidades Organização Quilombo do RN e Fundação Palmares em Brasília.
    • Articulação para a vinda da Visão Mundial para os municípios de Patu e Almino Afonso onde a mesma está desenvolvendo uma importante ação social nos referidos municípios.
    • Não podia deixar de citar a luta pela democratização dos meios de comunicação na cidade, através da criação da Rádio Serrana FM, que infelizmente fechou, fato que deixou a maioria da população triste e poucos felizes, quem sabe você.
    • Mesmo com a Rádio fechada continuei a luta pela democratização dos meios de comunicação com a implantação de um informativo impresso e atualmente o blog, sendo um dos pioneiros na cidade.

    Portanto amigo(a) redator(a) estamos vendo você e outros fazerem oposição por posição sem nenhuma ação em prol do município, só cobrar e criticar não vale, tem que fazer também. Se eu tiver errado mostre também suas ações. Ok

    Um abraço.
    Aluísio Dutra

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço bem Aluizio Dutra, pois até meu professor já foi recentemente, pude perceber características nele, como sendo uma pessoa firme, justa e coerente... Acredito que ainda a tempo de se fazer do turismo, mais que uma secretaria... Mas um meio de crescer, uma maneira de andar com as próprias pernas, sem depender tanto dos recursos do governo (principalmente FPM) desenvolver o turismo daqui é uma das coisas que mais defendo e considero de fundamental importância.

    Entendo a critica do blog e a vejo como construtiva, pois apenas pede que alguém que outrora defendia e lutava, continue com o mesmo objetivo, já que esta com a administração atual e com mais “voz” pra ser ouvido, entendi que o blog fez a critica nesse sentido, também entendo a cobrança sobre PT daqui, para que cobre buscando soluções tão bem como fazia antes.

    Deixando a hipocrisia de lado Infelizmente o turismo de Patu sempre foi visto apenas como uma secretaria que serve de recompensa pra algum “babão” ou no caso atual pra algum sobrinho de gente influente... Como a atual administração prometeu não repetir os erros da Administração passada esperávamos ver algo diferente...

    Esperamos que esse contexto mude que essa administração levante a bandeira do turismo. Vamos dar tempo ao tempo pra ver o que acontece...

    Higor Godeiro

    ResponderExcluir
  5. A Escola é
    o lugar onde se faz amigos
    não se trata só de prédios, salas, quadros,
    programas, horários, conceitos...
    Escola é, sobretudo, gente,
    gente que trabalha, que estuda,
    que se alegra, se conhece, se estima.
    O diretor é gente,
    O coordenador é gente, o professor é gente,
    o aluno é gente,
    cada funcionário é gente.
    E a escola será cada vez melhor
    na medida em que cada um
    se comporte como colega, amigo, irmão.
    Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
    Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
    que não tem amizade a ninguém
    nada de ser como o tijolo que forma a parede,
    indiferente, frio, só.
    Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
    é também criar laços de amizade,
    é criar ambiente de camaradagem,
    é conviver, é se ‘amarrar nela’!
    Ora , é lógico...
    numa escola assim vai ser fácil
    estudar, trabalhar, crescer,
    fazer amigos, educar-se,
    ser feliz."
    Paulo Freire

    ResponderExcluir
  6. Estou enviando essa poesia de Paulo Freire, para refletirmos sobre a Educação Pública do Brasil. Vamos todos juntos lutar e conseguir uma educação de boa qualidade efetiva. Todos nós brasileiros temos nossa parcela de culpa. Juntos e com muita luta poderemos alcançar o objetivo já citado. Apenas o aluno é isento dessa culpa.

    ResponderExcluir