Email

Email
.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Matéria publicada do Jornal Correio da Tarde

Município se prepara para receber
 pilotos de Parapente e Asa Delta



Publicado no Dia 20/09/2010

Apesar de ser vista pelos pilotos de Parapente e Asa Delta de todo mundo como um dos melhores pontos para a pratica desses esportes, a rampa de vôo livre de Patu não tem recebido o cuidado devido. Mesmo sendo utilizada pelos pilotos de todo mundo há mais de seis anos, a administração municipal não tem feito nenhum esforço para construir uma estrutura adequada para receber os pilotos e visitantes que começam a chegar a cidade nos próximos dias para pratica de vôo livre.

O esforço de Resinaldo Ernesto e José Silva, o popular Zé Doido, tem feito com que os pilotos continuem utilizando a pista. A única coisa que a prefeitura de Patu fez foi realizar a limpeza do mato que tomava conta do local, para que os pilotos que virão de vários estados do país e vários países do mundo possam praticar vôo livre em Patu.

Foi feito também um trabalho de limpeza e recuperação da estrada de acesso a rampa, que está pronta para receber os pilotos.

A falta de apoio por parte da administração municipal, fica evidente. A barraca que serve para abrigar os pilotos e as pessoas que vão assistir as decolagens está longe de ser a ideal para o local. A barraca é feita de madeira nativa coberta com palha de coqueiro. Mas segundo Resinaldo Ernesto está sendo providenciado uma cobertura de telhas para melhorar as condições do local.

Nesta época do ano a rampa de vôo livre de Patu se torna um dos melhores locais do mundo para a decolagem de vôos de longa distância, e por isso pilotos de vários estados, principalmente sul e sudeste e pilotos de outros países como Holanda, Japão, Estados Unidos, Eslovênia, Espanha, França e muitos outros países vêm para Patu na tentativa de fazer vôos de longa distância e quebrar recordes mundiais, o que já foi alcançado por várias vezes com vôos a partir da rampa da serra do Lima em Patu. De acordo com avaliação de alguns pilotos que vieram a cidade para analisar o ambiente, este ano o vento está soprando acima do normal, mas já dá para arriscar vôos em breves momentos de calmaria.

Zé Doido que funciona como guia dos pilotos durante os resgates, foi mais uma vez o responsável pelo trabalho de limpeza da estrada e da rampa, deixando pronta para ser utilizada pelos pilotos. "É esperada a vinda de pilotos com parapentes preparados para vôo duplo, portanto, quem estiver interessado em praticar vôo duplo acompanhado de um piloto experiente é só entrar em contato com Zé Doido para reservar sua vaga", disse Josemar Vieira.

2 comentários:

  1. Isso já não é nem pensar pequeno. É prova de mediocridade e preguiça mesmo! E aí eu não culpo só a administração municipal, mas também os empresários da cidade que não se organizam para fazer uma pequena campanha de divulgação na internet (tão barata!) ou mesmo para melhorar as condições da pista, já que a prefeitura não se importa mesmo.

    E não se enganem: Patu não é o único local do mundo para a prática desse esporte. Mais dia menos dia essa turma descobre um local com as mesmas condições e melhor infraestrutura e vai embora para nunca mais voltar.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente não é possível se investir mais no local da rampa de vôo livre, pois se trata de uma propriedade particular, dificultando a ação do poder executivo municipal em relação a infraestrutura.

    Abraços!

    ResponderExcluir