Email

Email
.

domingo, 24 de outubro de 2010

PARA REFLETIR

Carta de adeus

O jovem de dezenove anos, internado em um hospital de grande capital do nosso país, aguardava a morte, em seu leito de dor.

Instalado em uma enfermaria, junto a outros doentes, tão graves quanto ele, olhou para os lados e se sentiu terrivelmente só.

Os familiares o viriam visitar, logo mais. Mas, ele ficou a pensar que talvez eles não chegassem a tempo de encontrá-lo ainda com olhos abertos para este mundo.

Alongou o braço até a mesinha próxima, tomou de um pedaço de papel, um lápis e com muito esforço, escreveu:

Pai, sinto muito. Sinto muito mesmo, mas está em tempo do senhor saber a verdade que nunca nem desconfiou. Vou ser breve e claro, bastante objetivo.

Travei conhecimento com meu assassino aos 15 ou 16 anos. É horrível, não é, pai? Sabe como nos conhecemos? Através de um cidadão elegante, muito bem vestido e bem falante. Ele nos apresentou.

De início, tentei recusar o que me era oferecido. Contudo, o cidadão mexeu com os meus brios. Falou que eu não era homem. Não é preciso dizer mais nada, não é, pai?

Ingressei no mundo do tóxico, o meu assassino.

No começo passava mal. Depois vinha o devaneio e a seguir, a escuridão. Não fazia nada sem o tóxico estar presente. Logo veio a falta de ar, os medos, as alucinações. Mas, em seguida, a euforia do pico.

Eu me sentia mais gente do que as outras pessoas.

O meu amigo inseparável, o tóxico, sorria.

Sorria...

Sabe, pai, quando a gente começa acha tudo ridículo e muito engraçado. Até Deus eu achava ridículo.

Hoje, no leito do hospital, reconheço que Deus é o mais importante de tudo no mundo.

Tenho certeza de que, sem a ajuda dele, eu não estaria tendo forças para escrever esta carta.

Pai, tenho só 19 anos. Sei que não tenho a menor chance de viver. É muito tarde para mim.

Entretanto, tenho um último pedido a fazer para o senhor.

Diga a todos os jovens que o senhor conhece o que me aconteceu. Diga a eles que em cada porta de escola, em cada cursinho de faculdade, em qualquer lugar há sempre alguém que poderá lhes mostrar o seu futuro assassino e destruidor de suas vidas: o tóxico.

Por favor, papai, faça isso, antes que seja tarde demais para eles.

Perdoe-me pelo que estou lhe fazendo sofrer. Perdoe-me por fazê-lo sofrer pelas minhas loucuras. Eu mesmo já sofri demais.

Adeus, meu pai.

Ele acabou de escrever a carta, com dificuldade a colocou sobre a mesinha. Tentou respirar mas já não conseguiu. O lápis escorregou da mão para o chão. Pendeu a cabeça para o lado e morreu.

Um comentário:

  1. É um tema que merece toda atenção da sociedade,tráfico não é brincadeira,embora alguns pensem que é.Só quem já deparouse com tal desgraça,é que sabe.Meu caro redator(a),faça mais abordagens ao assunto,é sempre bom ver alguém combatendo o tráfico de drogas mesmo sem aparecer.

    ResponderExcluir