Email

Email
.

domingo, 10 de outubro de 2010

PATU CONTINUA COM O LIXÃO NA ENTRADA DA CIDADE


O município de Patu que tem belos atrativos naturais; que é conhecido por ter um grande potencial turístico; que tem  uma das sete maravilhas do RN, o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis;  que é visitado por pilotos de voo livre de várias partes do mundo,   ainda sofre com esse grande mal na entrada da cidade.  Um lixão que além de poluir visualmente o nosso cartão postal que é a bela Serra de Patu, trás doenças para as comunidades que moram nas proximidades, tem a constante fumaça que incomoda os moradores e principalmente os frequentadores da AABB, único clube da cidade. 
O lixão é um problema deixado pela administração passada e que pelo jeito vai ficar para uma futura, pois a atual,  não está demonstrando interesse em solucionar tal problema.   De qualquer forma ainda temos pouco mais de dois anos dessa gestão, pode ser que isso venha acontecer.  Afinal estamos falando de um problema de saúde público, que segundo os gestores é uma das bandeiras dessa administração. 
Vamos continuar esperando!

8 comentários:

  1. Nobre redator, recentemente a trabalho tive a oportunidade de conversar com os moradores que residem perto a esse lixão, realmente a situação é grave,um senhor de idade me contou que adquiriu um problema de falta de ar devido a esse lixão (não citarei o nome por questão de ética)e a esposa do mesmo contou-me que adquiriu um problema nos olhos, uma ardência nos mesmos freqüente, muito provavelmente devido a emissão de gases depois da queima do lixo, uma familia me relatou que certo dia durante a queima voou um pedaço de papel em chamas que caiu em sua propriedade, queimando grande parte da pastagem seca que servia de alimento para suas criações. entre outros relatos...

    O fato é que a administração anterior cometeu uma grave erro ao implantar um lixão na entrada da cidade e o pior próximo a varias familias, e esta atual administração comete um erro talvez até mais grave que é o de deixar esse absurdo continuar, dar continuidade a isso é um desrespeito que está trazendo danos a saúde e ao bem estar das pessoas!

    Lembro que a uns seis meses o olhar critico bateu nessa mesma tecla sobre o lixão,muito se falou e pelo jeito nada foi feito,nós Patuenses esperamos que isso mude...

    Higor Godeiro

    ResponderExcluir
  2. O povo de Patu deve gostar mesmo desse lixão, pois quem o colocou no local que esta atualmente deu uma votação expressiva aos seus candidatos a deputado. Muitas pessoas devem sentir saudade da época de Popó onde em sua gestão a saúde foi esquecida, e o povo mais pobre que é quem mais precisa também foi. O lixão de Patu é uma vergonha, precisa ser retirado desse local, mas surge uma pergunta: onde colocar esse lixo? Em nosso município não existe um local adequado para colocação desses dejetos. Então uma medida paliativa, ou seja a transferência do lixão para um local mais afastado, seria a não resolução desse problema, e talvez poderia provocar impactos ambientais mais graves,pois segundo o Dr. Gaspar a prefeitura queria transferir o lixão para um local mais afastado e estava esperando a licença do IDEMA. Acho que atual administração deve se preocupar em conseguir junto ao governo federal ou estadual (com a nova governadora Rosalba) recursos para construção de um aterro sanitário na cidade, visto que, Patu é uma cidade pobre e sofre limitações para construção de obras desse porte.

    Macihelio Dantas

    ResponderExcluir
  3. Uma postagem típica do velho e bom Olhar Crítico. Pelo menos o blog volta, "após o período das eleições", a fazer o que de melhor fazia antes de se tornar um dos blogs mais acessados: olhar a nossa cidade com um Olhar Crítico, mostrando o que estava aos nossos olhos, mas que ninguém percebia.

    Deveria estar na "missão" do blog manter essa postura. Deu resultado pra nossa cidade, quando pediu para tapar os bucaros... agora o blog perdeu um pouco da sua identidade. (não, foi?!)

    Outro dia vi uma postagem em que o editor se dizia 'cidadão comum', não era mais um político, como muitas pessoas diziam.

    Será que mudaram as estações, tudo mudou...?!

    P.S: é só um olhar crítico sobre esse novo Olhar Crítico, esperando que volte as postagens que beneficiavam a nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Dinheiro para construção de aterro sanitária estão literalmente "transbordando" nos ministérios de Meio Ambiente e Turismo. Basta levar um projeto com um mínimo de viabilidade que ele é aprovado sem muita demora. Infelizmente os políticos preferem gastar na construção de obras supérfluas e que rendem mais eleitoralmente.

    ResponderExcluir
  5. ENGRAÇADO ! ! ! semana passada a prefeita assinou ( como sempre só faz assinar ) um termo de parceria com o Banco do Brasil para o início da nova turma do programa AABB Comunidade, que eu saiba é uma área de lazer, logo em frente ao lixão ? ? ?

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu não suporto mais esse tipo de comentário como o do Macihelio jogando a bola pra adm passada, em votação de fulano, bla bla bla. Acorda garoto, as eleições já passaram, a outra adm também, ou você quer que as autoridades passem 4 anos pensando 'aonde colocar o lixo' se for esperar por IDEMA o lixão vai passar mais 20 anos no mesmo canto, tem que ir lá e buscar a solução. O que importa é o que se pode se fazer de agora em diante, ou, se preferir, desse mandato em diante. Como o Gustavo falou, dinheiro tem, agora nenhum ministério de Brasília vai profetizar que Patu tem problemas tão simples de solucionar como esse. Tem que ir atrás, fazer projetos, ou seja - iniciativa - e quem replicar meu comentário, por favor que não seja pra falar que a adm passada poderia ter feito e não fez, até porque todo mundo tá careca de saber e o lixão não vai se transformar em aterro num passe de mágica. Eu posto as coisas aqui como cidadão, mesmo não estando morando em Patu atualmente, não como adversário ou correligionário, até porque EU, independente da minha família tenho o meu ponto de vista em relação a política daí. Acompanho o meu pai na maioria das decisões políticas dele, mas isso não me impede de ver o que está acontecendo, concordo ou discordo com o que eu quiser, era assim quando eu fazia parte da esfera política e não vai deixar de ser agora.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. MUITO BEM ! ! ! Sheilly; SIMPLISMENTE é porque esse povo não tem mais argumentos.

    ResponderExcluir
  8. concordo plenamente,pois não devemos viver de passado,pois quem vive de passado é museu.A nossa cidade precisa de providencias em algumas áreas,e o que a administração passada não fez,vamos tentar fazer um novo ,até porque a administração atual é ação e reconstrução o lixão é coisa pra ontem,até porque oportunidades de se resolver já teve.Vamos trabalhar pois o povo de patu merece o melhor elegeram os governantes pargovernar e não ficar ouvindo picunhinhas.

    ResponderExcluir