Email

Email
.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DIREITO DE RESPOSTA CONTRA O OLHAR CRÍTICO

DAYVSOM MOURA (COMUNIDADE POLÍTICA DE PATU NO ORKUT)
Geralmente me recuso de responder a fakes, sejam eles perfis ou blogs “denunciadores”, mas, desta vez, meu nome e minha imagem pessoal foram colocados em xeque e isto, na minha origem de interior, é “chamar pra conversar”, apesar de não saber com quem realmente estou falando... (lógico que há tempos sei quem é o olhar crítico, não só eu como também muitas pessoas da situação e oposição, mas isto não vem ao caso agora, porém caberá a justiça a condená-lo(a) futuramente).

A palavra mais comentada essa semana foi coerência. No sentido mais simples, é manter algo que você defendia e o que dá pra entender é que se você foi burro há um ano e continua burro hoje, significa que você é coerente.

E a incoerência, é o contrário disso. Mas ao invés de dar uma explicação por escrito, eu decidi utilizar uma imagem que é um exemplo perfeito de incoerência: http://www.twitpic.com/3v7qfy

Isto é muito semelhante ao blog (que me acusa de incoerência) que nunca aceitou uma publicação minha, por motivo incerto, outrora crítico a Situação (afinal, o olhar crítico foi criado justamente para este fim) e desde a aproximação de determinado nome “famoso” patuense, o blog passou a ser mais ameno, cobrando muito menos do que antes, e passando a ser esquecido pelos demais... afinal, era o único blog “corajoso” a denunciar as irregularidades da Prefeitura e, apesar de não mostrar a cara, o Sr. R... ops... Olhar Crítico passou a posar de defensor da verdade (mascarada, isto sim).

Isto sim é incoerência. Criar um blog para um fim, e por conveniência, quem sabe até para galgar um cargo político, mudar a função deste, sem avisar seus leitores é puro sinal de oportunismo e falta de respeito para quem o lê (se é que alguém ainda lê aquilo).

Escolhi o blog de Higor Godeiro para este “direito de resposta” por dois motivos:

A – É atualmente o blog mais acessado pelos formadores de opinião de Patu;

B – É identificável o autor, não precisando esconder a cara, não temendo retaliação (ou qualquer outra desculpa esfarrapada), e demonstrou maturidade política suficiente para permitir este cenário de campanha eleitoral dando oportunidade a quem quer que seja de publicar sua opinião política.

Mas vamos falar de política, ou ao menos tentar. Começando pelo “direito de resposta”:

1 – Me causou estranheza o comentário postado em forma de tópico por apresentar o nome de “Jhonata”(sic) Moura. O único Jônatas Moura que conheço, é meu primo-parente, sério, honrado, temente a Deus, trabalhador e batalhador, esforçado e competente suficientemente para tecer muito mais do que simples colagens de comentários ao meu respeito... Ainda mais de forma descontextualizada como foi colocado. Procurei o perfil no comentário colado e o próprio blogger coloca como perfil inexistente. Desconsidero todo resto agora? Não, vamos ver como foi engraçado a tentativa de desconstrução de um pensamento.

2 – Se o autor do texto tivesse a real intenção de desconstruir uma idéia, deveria começar não ignorando este parágrafo: “Questionei, indaguei várias vezes tentando fundamentar e, brincando de advogado do diabo, articulei até uma defesa para as decisões erradas que a Prefeita de Patu tomou para com seus aliados... em vão.”. E somente aí, começar a tecer loas (ironicamente falando) ao meu respeito.

3 – O que coloquei a respeito de Popó na Comunidade Política de Patu (Tópico: Possidônio x Polícia Federal – Autora: Alyane Moura – comentário datado: 06.11.10) foi um fato político que continua sendo uma verdade. Porém com ressalvas... houveram muitos equívocos quanto a interpretação do Projeto Ficha Limpa (carente de jurisprudências e de entendimentos conflitantes) que podem ser entendidos melhor por este link:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/745799-entenda-o-projeto-do-ficha-limpa-aprovado-pelo-presidente-lula-hoje.shtml

E o que de fato mudou daquela análise, vamos lá:

1 - Havia o crescimento da imagem de Popó com as eleições de 2010. (Fato);
2 - Houve uma perspectiva de retorno. (Fato);
3 - Apresentou-se a Patu uma alternativa, Thiago, caso Popó estivesse impedido. (Fato);
4 - Popó é preso pela PF. (Fato);
5 - O projeto do Ficha Limpa já enquadra Popó como inelegível. (Equívoco)

a) O projeto do Ficha Limpa só enquadrará Popó se houver condenação por um colegiado, ou seja, depois da primeira sentença do Juiz, caberá ainda Recurso e se, ainda assim, os Desembargadores entenderem que este é culpado haverá enquadramento no que dita o projeto. Não confundam posicionamento pessoal com entendimento técnico-jurídico, qualquer advogado concordará com esta tese. É a lei.

6 - Thiago responde a processo criminal. Se recorrer, entra no Ficha Limpa tmb. (Equívoco)

b) Idêntico a situação do caso de Popó. Com ressalvas como réu primário, nenhum antecedente criminal e outros atenuantes que dificilmente o condenará a uma pena superior a quitação justa de cestas básicas ao ofendido(a).

7 - Não há perspectivas pra Popó ou Thiago sem ter a rejeição popular pelo fato da prisão ser por desvio de erário público e violência doméstica. (Equívoco)

c) Já vi muitas cidades com suas características próprias, mas Patu é única, porque seus habitantes sabem da fragilidade como pessoa de Popó e mesmo assim, como um débito de honra, o respeitam e o ajudam. Eu nunca tinha visto isto na minha vida... O que não redime ninguém de seus atos, mas também não condena da forma que tinha visto antes sem considerar a realidade patuense.

4 – A maldade do autor é tamanha, que ignorou a minha última frase:

“É... como eu disse, é muito IMPROVÁVEL que Popó concorra... Ainda falta a imagem de Thiago ser avaliada. Mas dificilmente o povo não irá associar com o Pai... que daqui a 2012, pode estar preso.”

Repararam a frase em negrito? Será que eu já havia me posicionado realmente contra esta possibilidade de Thiago ser o nome de 2012? Deixo-os a vontade para refletir sobre isto.

Acredito que, apesar de longa, a resposta tem seus méritos a serem considerados (ou não) pelo povo patuense. Só o que me intriga é o fato de me colocarem em evidência quando eu, nem candidato sou a alguma coisa. Lamentável, mas entendo o desespero de ver o grupo esfacelando-se pouco a pouco.

A título de curiosidade:
Comentava com meus amigos patuenses pelo MSN e Orkut que a quantidade de fakes que andam me atacando por uma decisão política só prova o que Thiago Queiroga me disse quando pensou em apagar suas redes sociais: “Covardia e Irresponsabilidade”.

Não precisa apagar Thiago, nem qualquer outro da Oposição ou Independentes.

Internet não é terra sem leis, e logo mais a Polícia Federal vai apresentar por solicitação minha o relatório das atividades por acesso, monitoramento, envio, ping, ip, registro de domínio, bairro e tudo mais que tiver direito... Datados desde a campanha de 2010!!!

Preparem-se fakes.

4 comentários:

  1. Gostei da defesa e também exigir que o dono do olhar crítico mostre a cara, pois já fez uma pesquisa com os seguidores do blog para saber a opinião dos mesmos sobre: ele mostrar ou não a cara. Como o resultado foi contrário ao pensamento dele, decidiu continuar no anonimato, desrespeitado o direito de escolha dos seus seguidores... Estranho...

    ResponderExcluir
  2. Embora eu tenha certeza que so os medílcres não mudam de opinião, e se limitam em um irredutível pensamento, talvez algumas poucas horas de conversa, de contato, sejam muito pouco para uma conclusão definitiva sobre uma pessoa... Porém não vi ligítima incoerência ou contradição em nenhum dos textos escritos pelo caro DAYVSON MOURA. Mas é prudente lembrar que é muito fácil para os políticos dizer belas palavras, citar lindos sonhos, ver o que falta a uma sociedade e o que pode ser feito para melhorar a vida de um povo. É tolice confiar em alguém beseando-se somente em suas promessas, em seus planos... Constatar fatos é bem mais prudente! Já que que é raro ver nos políticos hombridade e coragem para cumprir e fazer acontecer o que se diz, o que se promete...
    Um homem de intelecto reconhecido no mundo inteiro, chamado NICOLAU MAQUIAVÉL dizia que POLÍTICA E COERÊNCIA jamais andavam juntas, e nunca estavam em uma mesma personalidade. Por isso além de "novos nomes", de gente jovem com mil projetos, PATU precisa de alguém em que em 2012, tenhamos absoluta certeza do seu caráter, da sua palavra e história de vida.
    Esse é o meu pensamento. PENSEM BEM, MUITO BEM! E escolham o que realmente for melhor para Patu, sem serem facilmente CONVENCIDOS OU COMPRADOS... O destino de uma cidade depende unicamente das escolhas que o seu povo fizer.

    Sherman Murillo Suassuna

    ResponderExcluir
  3. A democracía é formidável por isso Sr Deivson.A liberdade de expressão está garantida na nossa constituição federal,você não sabia? Sendo, ou se julgando ser, acima de tudo, e de todos,o nobre deveria esperar não menos do que uma "boas"depois de "assumir?" .Há em Patu dois grupos políticos:O grupo que acompanha Dr Ednardo Moura,e outro da oposisção.Se vier a Patu, defender quem tomou o direito mas de cem criancinhas, passarem o dia em uma "creche confortável" venha,só não espere tapete vermelho,aplausos,e outras coisas que se faz a quem brilha.

    ResponderExcluir
  4. Francisco, discordo da sua concepçao, pode-se sim ser recebido como quem brilha pois na volta do ex-prefeito POPO depois de ser detido pela PF o POVÃO não levou o tapete porque não encontraram.

    ResponderExcluir