A partir do ano que vem, a música vai entrar no currículo dos Ensinos Fundamental e Médio em todo o Brasil. A lei foi aprovada em 2008, e as escolas têm até agosto de 2011 para se adaptar.
Pela lei, a música vai fazer parte da aula de artes. Os Conselhos Estaduais e Municipais de Educação vão definir a frequência das aulas e como os alunos serão avaliados.
Em Santa Bárbara (MG), a iniciativa deu bons resultados. Sala sempre cheia: é um dos reflexos mais evidentes dessa novidade no currículo das escolas. Os professores dizem que notas melhores estão surgindo a cada avaliação, em todas as disciplinas. No fim das contas, a música tem se mostrado uma grande aliada no combate à evasão escolar.
“Eles realmente gostam muito das aulas de música e as aulas fazem com que eles se relacionem melhor com a própria escola”, explica Mateus Braga, coordenador do projeto.
“Antes, eu não conseguia prestar atenção muito. Agora é super diferente”, diz a aluna Maiana Rafaela Dias.
Ana Paula não desgruda da flauta doce: a música afastou a aluna da recuperação este ano: “Pra aprender flauta, a gente tem que saber ouvir, decorar. Isso me ajudou muito em história e geografia”, conta.
As aulas também aguçam a criatividade da turma, e a escola nem precisa gastar muito: "Instrumento improvisado vale demais. É muito fácil fazer com material reciclado instrumentos que soam bem", explica o coordenador do projeto.
Em apenas três anos, dezenas de talentos já foram revelados: “Falei com a minha mãe que o grande sonho da minha vida é ser músico”, conta um estudante.
Veja Aqui a matéria completa.
(Essa matéria foi sugerida por Victor Campêlo)
Veja Aqui a matéria completa.
(Essa matéria foi sugerida por Victor Campêlo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário