Email

Email
.

sábado, 3 de setembro de 2011

CDL DE PATU JÁ ESTÁ HABILITADA A EMITIR CERTIFICADO DIGITAL

O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. Documento eletrônico seguro, permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.

O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contém um conjunto de informações que garante a autenticidade de autoria na relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.

Os Certificados Digitais são compostos por um par de chaves (Chave Pública e Privativa) e a assinatura de uma terceira parte confiável - a Autoridade Certificadora – AC.

As Autoridades Certificadoras emitem, suspendem, renovam ou revogam certificados, vinculando pares de chaves criptográficas ao respectivo titular. Essas entidades devem ser supervisionadas e submeter-se à regulamentação e fiscalização de organismos técnicos.

No meio físico, para que uma credencial de identificação seja aceita em qualquer estabelecimento, a mesma deverá ser emitida por um órgão habilitado pelo governo. No meio digital ocorre o mesmo - devemos apenas aceitar Certificados Digitais que foram emitidos por Autoridades Certificadoras de confiança.

A Certisign é uma Autoridade credenciada a emitir Certificados Digitais sob a hierarquia da ICP-Brasil e da ICP da Verisign, deve atender a todas as exigências que as duas entidades determinam. Dessa forma, ela torna-se uma Autoridade Certificadora segura e confiável.

A CDL de Patu fechou parceria com a empresa certificadora Certisign e já está habilitada a homologar certificados digitais pessoa física ou jurídica aqui em Patu. Antes os empresários ou contadores que necessitassem de um certificado digital teriam que se deslocarem até Mossoró ou Natal para homologar o certificado, já que o pedido é feito via internet no site da empresa certificadora, que no caso de optar pela homologação na CDL de Patu é a certisign: http://www.certisign.com.br/.

Atualmente no Rio Grande do Norte apenas em Natal, Mossoró e Patu é possível homologar certificados digitais, facilitando assim aos empresários e contadores da região que necessitam de certificados digitais.

Vale salientar que a partir de dezembro de 2011 todas as empresas que tenham funcionários com carteira assinada estão obrigadas a adquerir um certificado digital para a transmissão do conectividade ICP.

Fonte: PatuNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário