Email

Email
.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG DE BRUNO CAMPELO EM 24 DE JANEIRO DE 2008.

REPORTAGEM ESPECIAL. LIXÃO DE PATU















Todos sabemos que o lixo retirado pelos caminhões coletores vai para algum lugar. Más que lugar é esse? O Aterro Sanitário, que nada mais é do que uma área de terreno previamente preparada para receber o lixo, com tratamento para os gases e líquidos provenientes da decomposição dos materiais não recicláveis. Com isso, a qualidade do solo da água e do ar seria preservada. Pois bem, esse deveria ser o local para onde o lixo que nós produzimos deveria ir. No entanto os lixões se tornam cada vez mais comum.












Segundo o IBGE, mais de 40% dos municípios brasileiros deposita seu lixo em lixões. O que prejudica e muito a qualidade do nosso solo, das águas e do ar, uma vez que as queimas provocadas para diminuir o volume do lixo são constantes. Além de causar grande estrago ao meio ambiente, o lixão traz ainda diversos outros problemas, a propagação de ratos, mosquitos e uma fedentina insuportável além da constante presença de catadores e animais.















O duro mesmo é saber que em tempos de transformações climáticas, onde os meios de comunicação divulgam diariamente notícias relacionadas a preservação do meio ambiente, sobre os males trazidos pelos lixões, a gente ter que se deparar com um lixão a céu aberto na nossa cidade, bem na entrada de Patu e próximo as residências.Voces verão imagens impressionantes do descaso com o meio ambiente.

A exatamente 375 dias (um ano e dez dias), o amigo Aluisio Dutra, publicou matéria em seu blog (www.aluisiodutra.zip.net), entitulada de: "Em Patu, lixão fica localizado na entrada da cidade". Veja um trecho da reportagem de Aluisio.

" Patu é uma cidade que possui um potencial turístico muito bom: Santuário do Lima, Casa de Pedra do Cangaceiro Jesuíno Brilhante, Sítio Arqueológico do Jatobá, Rampa para prática do vôo livre, comunidade Quilombolas, festas populares etc. Semanalmente centenas de romeiros e turistas visitam a nossa cidade. Um problema grave que está acontecendo se trata do atual local do lixão que fica localizado na entrada da cidade, de fronte ao clube AABB. O antigo local do lixão ficava localizado no pé da serra de Patu, uma campanha foi feita para a retirada do mesmo e depois de muito apelo o lixão foi desativado. O que ninguém esperava era o novo local escolhido para despejo do lixo da cidade que fica na entrada da cidade, ou seja, o portal de entrada de Patu."
(Continua Bruno...)
Pois bem, hoje pela manhã fui ver de perto a real situação do lixão de Patu e pude constatar que a coisa está horrivel e o pior é que avança a cada dia. Muitos mosquitos, animais, porcos e catadores (uma triste realidade). Tive a oportunidade de ver de perto o descaso do poder público para com o meio ambiente e com as pessoas que residem nas proximidades do lixão. Flagrei o Caminhão da prefeitura despejando lixo ao Deus dará, uma cena realmente muito triste.Os motoristas que entram na cidade também enfrentam sérios problemas, pois constantemente as aves que sobrevoam o lixão de Patu, vão de encontro aos seus veículos, sem fala na fumaça provocada pelas queimadas, o que é feito normalmente no turno noturno e prejudica a visibilidade dos mesmos. De longe podemos constatar o gigantesco contraste entre a beleza natural da nossa Serra e o lixão de Patu, uma imagem horrível e tudo provocado pelo descaso do poder público municipal, que está sempre ausente. Fui ver de perto mais esse descaso da prefeitura de Patu e na ocasião tirei várias fotografias do lixão de Patu. São cenas tristes, mas que precisam ser mostradas a todos. Vejam as imagens de mais um descaso com a nossa cidade.






.................................................................................................................................................................
NOTA DO OLHAR CRÍTICO:
Hoje são 13 de julho de 2009. Os Redatores da matéria acima ( Bruno Campelo e Aluísio Dutra) fazem parte do grupo que administra Patu hoje. Eu pergunto: - Por que o lixão continua no mesmo local, envergonhando a cidade do mesmo jeito, poluindo nosso cartão postal e atrapalhando a visão dos motoristas que entram em nossa cidade? - Por que vocês que agora são do governo municipal, assumindo inclusive, secretarias importantes, não contribuem para a retirada desse lixão? Ou será que vocês só se preocupavam com o lixão quando eram oposição? Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário