Email

Email
.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Comentário enviado por "BRUNO CAMPELO"

Bruno Campelo disse...


Amigo (a), não existe ilusão alguma. Este tempo já passou... Quando disse que a PMP já está realizando a limpeza do terreno,é porque ela o fez, no entanto, a transferência do lixão só será feita quando o IDEMA autorizar e aprovar um dos locais apresentados pela prefeitura. Obviamente, que se o órgão ainda não deu nenhum parecer, a prefeitura através do departamento de limpeza, tem por obrigação colher e dar um destino ao lixo da cidade, ou seja, tem que infelizmente continuar depositando o lixo naquele local, deixado sim, pela gestão passada.

A atual administração está tentando resolver este grave problema. Em conversa com o chefe de gabinete da prefeitura, Edno Azevedo, recebi a informação de que a administração já apresentou, os possíveis locais para transferência do lixão, só falta o parecer do IDEMA.

Nos primeiros meses da administração Ação e Reconstrução, foi realizada uma audiência entre a PMP, Ministério Público e o judiciário, onde a prefeita Evilásia, assinou um acordo para apresentar ao IDEMA, até dezembro de 2009, três ou quatro locais para colocar o lixo da cidade, onde o órgão (IDEMA) deveria dar um parecer, como já falei, para que a prefeitura pudesse comprar um dos terrenos.

Já entramos no mês de julho e o IDEMA ainda não apresentou nenhum parecer, dificultando assim a retirada do lixão. A prefeitura só pode comprar um terreno quando o IDEMA autorizar.

Não pense que isto agrada a minha pessoa, muito pelo contrário, aquele lixo prejudica, a visibilidade de motoristas (com as queimadas), a paisagem e o contraste com a nossa bela serra, os comerciantes e clientes da AABB, os moradores do Conjunto que fica próximo ao lixão, enfim, toda a população Patuense.

Ninguém quer lixo na porta de casa, e muito menos na entrada de uma cidade turística, como a nossa. Mas, o fato é que o lixo não pode sair dali, sem antes o IDEMA dar o seu parecer.

A crítica veio em um bom momento, é que estou juntamente com colegas da faculdade, produzindo um trabalho sobre o lixão. Uma espécie de programa de rádio sobre esta problemática, onde conversei com moradores do Conjunto João Pereira, catadores e com representantes da administração pública.

É isso, se a administração não estivesse fazendo nada para retirar aquela HERANÇA MALDITA, eu seria o primeiro a criticar.

Grato pela oportunidade,

Bruno Campelo de Oliveira

NOTA DO OLHAR CRÍTICO:

Toda essa dificuldade de se ter a autorização do IDEMA é antiga, certamente a Administração passada enfrentou os mesmos problemas que a atual está enfrentando. Creio que não foi por opção escolher a entrada da cidade para transformar em um Lixão. Sábe-se que foi tentado outros lugares e que por determinação do Ministério Público teve que ser retirado. Então isso mostra o tamanho do problema que é um "LIXÃO" em qualquer município. Quando você usa a imprensa para enfatizar que esta é a maior obra da administração passada, não passa de "POLITICAGEM", pois como você mesmo acabou de mostrar, se fosse fácil de resolver o problema, a tual administração já teria feito. Então, não importa quem colocou, o fato é que a obrigação de viabilizar outro lugar, é de quem está administrando. Afinal quando a população faz uma mudança de administrador, espera solução para os problemas que o anterior não estava resolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário