Email

Email
.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

VEJA ESSA MATÉRIA PUBLICADA RECENTEMENTE NO "BLOG DE BRUNO CAMPELO"

Uma notícia e tanto...


O lixão que nasceu na zona rural da cidade e que foi transferido para a entrada de Patu, e que é considerado uma das maiores obras da administração "Avançando nas Mudanças", finalmente vai ser retirado daquele local.

A prefeitura de Patu já está realizando o trabalho de limpeza e trasferência do lixão.

Fotos: Blog do vereador Mamá



NOTA DO OLHAR CRÍTICO:

Confesso que ao ver essa matéria fiquei muito feliz, acreditei que realmente isso tivesse acontecendo.
Pura ilusão! 
 Hoje mesmo presenciei as caçabmas da prefeitura colocando lixo no mesmo local de sempre.
  Pelo jeito  a grande obra deixada pelo gestor anterior,  também  agradou a atual  administração!

4 comentários:

  1. Amigo (a), não existe ilusão alguma. Este tempo já passou... Quando disse que a PMP já está realizando a limpeza do terreno,é porque ela o fez, no entanto, a transferência do lixão só será feita quando o IDEMA autorizar e aprovar um dos locais apresentados pela prefeitura. Obviamente, que se o órgão ainda não deu nenhum parecer, a prefeitura através do departamento de limpeza, tem por obrigação colher e dar um destino ao lixo da cidade, ou seja, tem que infelizmente continuar depositando o lixo naquele local, deixado sim, pela gestão passada.

    A atual administração está tentando resolver este grave problema. Em conversa com o chefe de gabinete da prefeitura, Edno Azevedo, recebi a informação de que a administração já apresentou, os possíveis locais para transferência do lixão, só falta o parecer do IDEMA.

    Nos primeiros meses da administração Ação e Reconstrução, foi realizada uma audiência entre a PMP, Ministério Público e o judiciário, onde a prefeita Evilásia, assinou um acordo para apresentar ao IDEMA, até dezembro de 2009, três ou quatro locais para colocar o lixo da cidade, onde o órgão (IDEMA) deveria dar um parecer, como já falei, para que a prefeitura pudesse comprar um dos terrenos.

    Já entramos no mês de julho e o IDEMA ainda não apresentou nenhum parecer, dificultando assim a retirada do lixão. A prefeitura só pode comprar um terreno quando o IDEMA autorizar.

    Não pense que isto agrada a minha pessoa, muito pelo contrário, aquele lixo prejudica, a visibilidade de motoristas (com as queimadas), a paisagem e o contraste com a nossa bela serra, os comerciantes e clientes da AABB, os moradores do Conjunto que fica próximo ao lixão, enfim, toda a população Patuense.

    Ninguém quer lixo na porta de casa, e muito menos na entrada de uma cidade turística, como a nossa. Mas, o fato é que o lixo não pode sair dali, sem antes o IDEMA dar o seu parecer.

    A crítica veio em um bom momento, é que estou juntamente com colegas da faculdade, produzindo um trabalho sobre o lixão. Uma espécie de programa de rádio sobre esta problemática, onde conversei com moradores do Conjunto João Pereira, catadores e com representantes da administração pública.

    É isso, se a administração não estivesse fazendo nada para retirar aquela HERANÇA MALDITA, eu seria o primeiro a criticar.

    Grato pela oportunidade,

    Bruno Campelo de Oliveira

    (por favor publicar na íntegra)

    ResponderExcluir
  2. Toda essa dificuldade de se ter a autorização do IDEMA é antiga, certamente a Administração passada enfrentou os mesmos problemas que a atual está enfrentando. Creio que não foi por opção escolher a entrada da cidade para transformar em um Lixão. Sábe-se que foi tentado outros lugares e que por determinação do Ministério Público teve que ser retirado. Então isso mostra o tamanho do problema que é um "LIXÃO" em qualquer município. Quando você usa a imprensa para enfatizar que esta é a maior obra da administração passada, não passa de "POLITICAGEM", pois como você mesmo acabou de mostrar, se fosse fácil de resolver o problema, a tual administração já teria feito. Então, não importa quem colocou, o fato é que a obrigação de viabilizar outro lugar, é de quem está administrando. Afinal quando a população faz uma mudança de administrador, espera solução para os problemas que o anterior não estava resolvendo.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente transferir o lixão para outro terreno não é solução para nada. O que resolveria mesmo seria a construção de um aterro sanitário, obra que não custa muito caro e pode ser quase toda realizada com verbas federais. Simplesmente transferir o lixão para outro terreno é burrice, preguiça ou incompetência para resolver o problema.

    Leonardo Farias

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente que se deve ter um aterro sanitário,só o que eu acho engraçado o mesmo vereador que hoje critica foi o mesmo que participou da administração passado e porque não procurou resolver o problema no passado? agora denigre a imagem o eX prefeito que no prato dele comeu.e como a administração atual é tão eficiente este problema não mais deveria existir pois são perfeitos!

    ResponderExcluir